sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Psicossomáticas

Como percebi que houve muito interesse neste assunto, pesquise na internet mais sobre o assunto e este artigo que me pareceu muito interessante para mostrar um pouco mais sobre o poder que guardamos na mente, e que poderia ser canalizado para coisas muito mais interessantes.

Psicologia Amor a Vida


• 19/12/2012 - Psicossomática


A Psicossomática é uma abordagem, um modo de entendimento do ser humano em toda sua integralidade, sem separação mente/corpo, busca compreender a subjetividade da pessoa, sua história de vida. Não privilegia a doença, mas a pessoa com seu jeito de sentir, de pensar e agir. A teoria psicossomática se baseia na ideia de que o corpo reage a estímulos do meio ambiente e do meio interno (psíquico) procurando manter o seu estado de equilíbrio concebendo o ser humano como um ser biopsicossocial.
Com o sofrimento emocional e psicológico seu corpo produz cortizol, o hormônio do estresse e com a repetição desta descarga hormonal seu organismo vai ficando debilitado a ponto de ficar doente. Mas o inverso é verdadeiro, ou seja, toda vez que sua saúde física estiver abalada você sofrerá consequências emocionais e psicológicas. Quando uma pessoa descobre que tem câncer ficará abalada emocional e psicologicamente. Se ela não tiver ajuda para se controlar emocionalmente poderá ter sua resistência prejudicada e interferir em sua recuperação. Por isso é muito importante o acompanhamento psicológico nos casos mais graves.
Somatizar quer dizer que a pessoa apresenta sintomas físicos mesmo não havendo uma doença física, portanto a causa destes sintomas é emocional. A pessoa apresenta sintomas cuja avaliação do médico não identifica qualquer problema orgânico, mas identifica uma causa psicológica, e o tratamento é feito com o psicólogo.
O termo “doença psicossomática” é usado quando a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos. É uma doença física, verdadeira, mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. Neste caso a pessoa deve tratar tanto com o psicólogo como com o médico. Com o médico ela trata o corpo, e com o psicólogo trata a mente - as emoções.
O que provoca uma doença psicossomática é a Inabilidade social, a dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, a angustia, os medos, a raiva, depressão, ansiedade, fobias, enfim, todo sofrimento emocional que debilita o organismo da pessoa, principalmente seu sistema imunológico. Há casos de pessoas que se trataram por anos com remédios, até que em psicoterapia descobre-se que esta pessoa, por exemplo, se entregava muito mais do que recebia nos relacionamentos. Uma troca desigual. Se a pessoa mantiver esse tipo de comportamento fará seu corpo adoecer. Mas ao trabalhar estes pontos em psicoterapia conseguirá controlar a doença.
Eventos estressantes, em qualquer fase da vida, morte de alguém próximo, mudança de trabalho, mudança de casa, ou insatisfação no trabalho, ou problemas com o marido, com o namorado, tudo isso pode estar desencadeando uma doença psicossomática. O corpo fica doente, e de início a pessoa não faz relação com estes problemas, acha que não tiveram nada a ver com a doença, mas tem relação sim.
A somatização te chama a prestar atenção em você mesmo, e ver o que está errado na sua vida: relacionamentos, casamento, insatisfação no trabalho, dificuldade nos estudos. Olhe para isso. Trate o emocional, seu corpo está chamando sua atenção para que você veja que o psicológico não esta bem.
Maria Cecilia Visconti
Psicóloga Clínica
Consultório em Guarulhos e Santana - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário