Alguns consideram o Feng Shui um antigo mito chinês ou um capricho de pessoas excêntricas adeptas da Nova Era, mas os defensores do Feng Shui dizem que ele pode melhorar tudo, desde a harmonia em casa até a riqueza e o bem-estar.
Mas o que exatamente é o Feng Shui? É ciência ou superstição? De onde veio? Como você o utiliza? Neste artigo, vamos responder todas as suas perguntas sobre a arte do Feng Shui.
A tradução literal do termo chinês Feng Shui é "vento" (feng) e água ("shui"). É a arte de organizar construções, objetos, espaços e a vida para alcançar harmonia e equilíbrio. O Feng Shui trabalha com a hipótese de que o mundo é guiado por forças invisíveis. A idéia por trás disso é "desbloquear" o caminho, para que as forças possam fluir livremente e criar equilíbrio em um espaço (ou na vida).
A grande diferença entre as práticas de Feng Shui (ou "vastu" na cultura hindu) e as tradições ocidentais é a crença de que nós, como humanos, estamos conectados aos espaços em que habitamos. As pessoas que acreditam no Feng Shui vêem propósitos sagrados e significados místicos por trás do design, não apenas prédios atraentes do ponto de vista artístico ou ambientes bonitos superficialmente. Eles vêem o mundo em termos de energia cósmica.
Usos do Feng Shui
Mais uma vez, dependendo da pessoa para quem você pergunta, o Feng Shui pode ser aplicado estritamente na arquitetura e design, ou pode estar ligado a tudo, desde escolher o terreno de sua casa até aumentar sua riqueza ou escolher o nome de seu negócio.
Arquitetura e planejamento de cidade
A arquitetura e o planejamento de cidades claramente fizeram parte das origens da tradição chinesa. A premissa básica é que nossas casas e escritórios devem ser construídos com a natureza, em vez de ir contra ela.
No planejamento de cidades, as plantas com pátios no centro da cidade permitem que o chi se movimente sem "apressá-lo".A arquitetura e o planejamento de cidades claramente fizeram parte das origens da tradição chinesa. A premissa básica é que nossas casas e escritórios devem ser construídos com a natureza, em vez de ir contra ela.
Na arquitetura, uma estrutura em formato de ferradura, com a entrada diante de um pátio, permite que o chi entre. De acordo com a Escola da Forma, uma casa deve ser construída sobre um terreno levemente elevado, com a parte de trás protegida contra o vento por árvores, outra construção ou terra (como uma montanha). Fazer uma construção em uma rua sem saída ou em um terreno irregular não é desejável porque impede que a energia se movimente. Um lote de terra retangular é o ideal.
Escritórios
Os primeiros a adotarem o Feng Shui no ocidente foram os hospitais, e os comércios logo foram os próximos. Os hospitais ficaram entre os primeiros a reconhecer os benefícios da aplicação de Feng Shui nos corredores. No passado, os corredores dos hospitais eram longos, estreitos e retos. Os especialistas em Feng Shui dizem que isso faz a energia acelerar de modo artificial, o que causa estresse (em inglês). Agora muitos hospitais, e escritórios, quebram as linhas retas ampliando os corredores e colocando plantas e quadros para criar uma energia mais suave.
Os trabalhos de arte chineses não são considerados particularmente úteis para o chi de um escritório, apesar do que alguns vendedores possam dizer, mas obras de arte em geral podem influenciar o ambiente. Uma pintura de um navio afundando, por exemplo, não seria bom para um negócio que está tentando crescer. Muitos dos que criticam o Feng Shui do Chapéu Preto afirmam que as pessoas pagam muito caro por conselhos que muitas vezes não passam de bom senso, como manter o ambiente livre de bagunça e usar iluminação incandescente em vez de lâmpadas fluorescentes fortes.
No entanto, muitos executivos, inclusive Donald Trump, o fundador da Virgin Atlantic Airways Sir Richard Branson e o prefeito de Nova York Michael Bloomberg, dizem usar o Feng Shui de uma forma ou de outra. No passado, eles usaram consultores para dar conselhos sobre tudo, desde a localização das portas até o uso de aquários (que traz a energia da água para o ambiente do escritório).
A seguir, vamos aprender sobre o Feng Shui no design de interiores.
Ba-guá
As caixas são os blocos de construção básicos do Feng Shui, elas ajudam a formar o mapa octagonal do Feng Shui, chamado ba-guá.A tabela três por três é especialmente importante. A sua forma mais antiga aparece no "Livro das Mutações" chinês da dinastia Han (206 a.C.- 220 d.C.) como o Quadrado de Lo Shu (também chamado de quadrado mágico).
Os números do Quadrado de Lo Shu somam 15 na vertical, horizontal e diagonal. Esse é o mesmo número de dias em um ciclo lunar, e é por essa razão que a maior parte do Feng Shui tem suas raízes na astrologia chinesa.
A tabela do ba-guá conecta os elementos ao Quadrado de Lo Shu. Ainda há relações entre os números e os elementos (por exemplo, o número cinco é considerado terrestre e centralizado), mas dependendo do usuário, pode existir uma variedade de materiais associados a um quadrado.
As linhas correspondem ao sistema binário da matemática, o mesmo sistema usado nos computadores. O yang é representado por uma linha inteira e o yin, por uma linha quebrada. As cores também são associadas ao ba-guá, mas elas também variam de acordo com o profissional. Mas a cor amarela aparece sempre no quadrado central.
Os símbolos que representam os quadrados são chamados de trigramas, e esses oito se multiplicam para formar os 64 hexagramas que aparecem de forma destacada nos cálculos matemáticos do Feng Shui com base em fórmula científica.
A tabela de ba-guá evoluiu para o ba-guá (também conhecido como "pah kwa"), que geralmente é usado em tudo, desde design Feng Shui até no seriado de TV "Lost" (em inglês). Vamos dar uma olhada no ba-guá e ver como cada área corresponde à tabela de ba-guá.
Os profissionais que usam o ba-guá irão colocar esse diagrama sobre um cômodo ou casa para determinar o que deve ser colocado em cada área, alinhando a parte inferior do mapa (cor preta) com a parede de entrada. As cores a seguir melhoram cada área:
- preto (carreira): espelhos, fontes;
- azul (habilidades e inteligência): livros, computadores;
- verde (família): plantas, fotos de família;
- roxo (prosperidade): veleiros e materiais relacionados, plantas saudáveis;
- vermelho (fama e reputação): prêmios, objetos relacionados a animais;
- rosa (amor e relacionamentos): pares de objetos, fotos de pessoas queridas;
- branco (criatividade e crianças): trabalhos de arte, fotos de crianças (de acordo com os profissionais de Feng Shui, esta área deve estar sempre limpa se você quiser crianças felizes e bem comportadas);
- cinza (pessoas generosas, viagem): objetos religiosos, lembranças de viagem;
- amarelo (saúde): cerâmica, objetos de pedra.
Dicas de Feng Shui
O Feng Shui realmente começa a ficar complicado quando se trata de design de interiores: todos têm uma opinião e quase ninguém concorda. Os seguidores da Escola da Forma tradicional dizem que a disposição dos objetos e do espaço é tudo o que você precisa para fazer o chi fluir. Outros afirmam que algumas plantas e outros objetos podem exercer influências negativas sobre a energia da casa. Por exemplo, alguns profissionais proíbem os cactos em suas casas, e os espelhos no quarto são considerados ruins se ficam diante da cama (isso atrai uma terceira pessoa para a cama). E se o banheiro estiver no setor da casa referente ao dinheiro, alguns dizem que os proprietários irão "jogar" suas riquezas pelo ralo (embora a maioria dos mestres modernos de Feng Shui não acredite nisso).
Os seguidores do Chapéu Preto aconselham colocar um ba-guá sobre um diagrama do cômodo ou da casa. Se o espaço for retangular, simplesmente siga as linhas do diagrama que correspondem às linhas do ba-guá, com o setor da carreira ou da cor preta do ba-guá na entrada. Então, por exemplo, um tapete amarelo (para representar a terra, centro ou o número cinco) poderia ficar no centro para ligar o cômodo à terra, com um arbusto de fícus no centro mais à esquerda para melhorar a saúde e a família. Se o cômodo ou a casa não for retangular, os consultores de Feng Shui podem aconselhar a pendurar cristais ou moedas para corrigir o espaço "morto".
A maioria dos profissionais aceita os princípios sobre trabalhar com a natureza. Por exemplo, as janelas devem ficar diante de vistas agradáveis, mas se isso não for possível, coloque acessórios ou uma jardineira na janela. Não coloque os móveis com a parte de trás virada para portas ou janelas. Simplicidade, ordem, proporção e equilíbrio são valorizados, assim como cores e texturas naturais: iluminação dos tetos parecida com o céu, paredes com tons entre a cor da grama e a água e pisos escuros como a terra.
Os jardins funcionam de acordo com princípios parecidos. Eles podem ser arrumados usando um ba-guá, com a parte inferior do mapa sobre a entrada do jardim. As várias escolas de pensamento podem recomendar plantas diferentes. Por exemplo, madres-silvas, rosas ou jasmins perfumadas crescendo ao redor de uma construção semi-coberta conduz o chi. No entanto, mais uma vez as opiniões são conflitantes. Enquanto alguns consultores aconselham colocar enfeites de pedra e cristais no jardim para atrair um bom chi, outros dizem que os objetos são irrelevantes e que só é necessária a localização para fazer o chi fluir de maneira adequada.
Nos Estados Unidos, não há certificação para os consultores de Feng Shui, então muitos profissionais usam as recomendações dos clientes anteriores para comprovar suas habilidades. Existem centenas de livros que apóiam versões modificadas do Feng Shui (nos Estados Unidos, a maioria deles é alguma forma de Feng Shui do Chapéu Preto), e muitos contradizem os outros. A maioria dos consultores de Feng Shui aconselha testar mais de uma forma de Feng Shui para descobrir qual delas está mais de acordo com o seu chi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário