terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Acunpuntura sem agulhas

ALTERNATIVAS ÀS AGULHAS - Se você faz parte de um dos grupos para quem as agulhas não são indicadas, ou simplesmente tem pânico de agulhas, saiba que isso não é um impedimento para beneficiar-se dos efeitos da acupuntura. Os pontos podem ser manipulados com uma vasta gama de recursos que acabam recebendo várias denominações, assim temos uma variedade de punturas que consistem basicamente na aplicação dos elementos nos pontos. Vejamos algumas:

STIPERPUNTURA - Aplicação de pastilhas stiper, confortáveis e muito eficazes, são ideais para aplicação em crianças e idosos 

FITOPUNTURA - aplicação de elementos fitoterápicos - partes de plantas e flores com funções terapêuticas, que são fixados na pele com fita microporosa.
CROMOPUNTURA - aplicação de cores com caneta de luz ou focos de lâmpadas coloridas.

AROMAPUNTURA - aplicação de óleos essenciais em patches de algodão, agulha com óleo essencial, massageamento do óleo essencial no local, ou combinados com stiper
ARGILOPUNTURA - aplicação de argilas específicas de acordo com o local e a patologia a ser tratada.

DIGITOPUNTURA - Procedimento terapêutico que combina os princípios da massagem (pressão com os dedos) e os da acupuntura. O estímulo nos pontos são feitos com os dedos do profissional, que de forma suave equilibra o fluxo de energia, agindo de maneira a ativá-lo ou suavizá-lo, de acordo com a necessidade individual. Ansiedade, depressão, má digestão, dores nas costas e articulações e enxaqueca, também se mostra muito eficaz no tratamento de alergias, apresentando um índice de até 80% de melhora nestes casos. No entanto, a digitopuntura não é recomendada para pacientes debilitados, de idade avançada ou crianças. Em mulheres grávidas alguns pontos no abdômen são contra-indicados. É também contra-indicada nas seguintes regiões: face anterior do pescoço, axilas, região lateral do tórax, ao redor das mamas, face medial ou interior das coxas, fontanela, em lesões e úlceras. 

CRISTALOPUNTURA - colocação de gemas e cristais em estado bruto ou roladas e ainda fixação de micro-esferas de cristal sobre os pontos para equilibrar a energia vital favorecendo a cura. Diferente das agulhas, as pedras e cristais dispõem de uma maior diversidade de sintonia, que pode ajudar mais eficazmente a focar no equilíbrio energético e emocional do cliente. 
MAGNETOPUNTURA - aplicação de imãs ou outros elementos magnetizados, inclusive micro-pastilhas fixadas sobre os pontos.

MOXATERAPIA - Aplicação de calor nos pontos, sem tocar a superfície da pele, remove e desobstrui os bloqueios de energia restabelecendo o seu fluxo saudável. A moxa é preparada a partir da Artemísia, uma erva aromática perene comum. Suas folhas são lavadas, secas, trituradas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias e se transformem em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal. Aplicada aos pontos de acupuntura específicos à deficiência de yang, o corpo absorve o calor o máximo possível, recuperando o Qi (energia) do yang do corpo e o "fogo ministerial", a fonte de todo o calor e energia do corpo. 

O calor do bastão de moxa também pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele. Esse processo é tido como moxa indireta: consiste em pegar uma pequena quantidade da lã de artemísia, enrolá-la, colocá-la na ponta de uma agulha de acupuntura (já fixa no corpo) e acendê-la. O calor da moxa percorre o cabinho e a agulha e esta transfere o calor especificamente ao ponto desejado no corpo. A moxabustão pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.

HAI-HUA - criado na década de noventa, chegou ao Brasil há cinco anos. Permite a acupuntura através de imãs que liberam cargas eletromagnéticas e estimulam os pontos do corpo, porém sem o uso das agulhas. Cada estímulo tem duração de um minuto. Estudos recentes comprovam os benefícios em tratamentos de dores crônicas e agudas e também indicado para doenças na coluna, enxaquecas, artrose, nevralgia, entorses, LER, DORT, entre outros.

LASERPUNTURA - Estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidadeque não gera calor e tem baixa penetração na pele. Além dos princípios da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e da Acupuntura Científica, a Laserpuntura baseia-se nos efeitos biológicos do Laser, promovendo biomodulação, analgesia e anti-inflamação. Durante a aplicação é necessário que o acupunturista e o paciente usem óculos protetores.

DIAPASOTERAPIA - recebe vários outros nomes entre  eles, Fonoforese.Oferece infinitas possibilidades de ouvir e sentir os tons através de diapasões, que são devidamente escolhidos, vibrados e em seguida, colocados sobre os pontos de acupuntura que ativam os respectivos meridianos no corpo. O diapasão transporta as vibrações até o ponto do corpo onde a energia está bloqueada, removendo-a e restabelecendo o equilíbrio energético e também influenciando um grupo total de funções físicas e mentais.

AURICULOPUNTURA - fixação de  micro-agulhas (agulhas espirais semipermanentes), micro-esferas ou outros elementos nos pontos reflexos  situados no pavilhão auricular. Mais comumente utilizamos: ESFERAS DE OURO - Micro-esferas utilizadas para  tonificar (estimular) a função do ponto. ESFERAS DE PRATA - Micro-esferas utilizadas para sedar (reduzir) a função do ponto. ESFERAS DE CRISTAL - Micro-esferas "inteligentes" que sedam ou tonificam a função do ponto de acordo com a necessidade do organismo.
Lembre-se sempre de que a prevenção é o melhor remédio. No entanto, como só procuramos o auxílio em face à dor insuportável ou a sintomas evidentes de que algo está errado, muitas vezes o processo já está avançado e o tratamento é prolongado. A acupuntura, como qualquer outra modalidade de tratamento, quando aplicada logo nos primeiros sinais de alteração na saúde, apresenta uma resposta é rápida e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário