segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tai chi chuan

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa.
A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Yang Chengfu na postura do tai chi conhecida como chicote (tan pien), c. 1918.
Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa, revelam o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.
Conheça os oitos maiores benefícios dessa arte milenar:
1 – O Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os hormônios da juventude, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina os reflexos e equilíbrio e ajuda a afastar os sinais da idade. E para o seu humor? É como abrir uma janela num quarto abafado – um grande alívio!!
2 – Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito.
3 – Ele é ótimo para a saúde do coração, pois equivalente a uma caminhada de 4 quilômetros.
4 – Ainda dá energia e  equilibra a pressão sanguínea: As técnicas respiratórias reduzem o estresse e diminuem a frequência cardíaca.
5 – Aumenta a capacidade de concentração e exercita a memória, aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.
6 – Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis. Os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.
7 – Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes.
8 – Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos revigoram os músculos, aumentando o fluxo sanguíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário