O termo Prática Ortomolecular veio de uma resolução do Conselho Federal de Medicina CFM com o intuito de regulamentar a chamada “Medicina Ortomolecular” onde foi estabelecido que é uma Prática Médica na 1500-98.
Esta prática basea-se em uma segunda ciência que é a Oxidologia (estudo da oxidação celular). Aprendemos desde cedo que o oxigênio é essencial a vida, porém o mesmo oxigênio é também tóxico para as células. Parte do oxigênio que respiramos é obrigatoriamente transformado em radicais livres (RLs) – moléculas instáveis que podem lesar as células.
Alimentação inadequada, fumo, álcool, radiação, poluição, metais tóxicos, ansiedade e restrição do sono, também contribuem para a geração de RLs, que em excesso, superam a defesa natural das células e provocam o estresse oxidativo, onde milhões de células são danificadas e perdem sua função.
O objetivo é justamente reverter este desequilíbrio molecular, por meio de suplementação vitamínica, micronutrientes, oligoelementos, antioxidantes e mudanças no estilo de vida.
Acredito muito na medicina ortomolecular pois,acredito que ela vai mais a fundo não descartando sentimentos e mudanças fisiológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário